Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sergio Vaz, persona grata!

A Revista Época, como todo ano, selecionou 100 pessoas mais influentes do ano no Brasil. Se fosse há dez anos, podíamos pensar que foi uma ironia, brincadeira de mau gosto, ser escolhido um periférico como uma das pessoas influentes; seria mais fácil pensarmos que esse nome, Poeta Segio Vaz de Cooperifa, seria mais, uma persona non grata, a este veículo de comunicação, das Organizações Globo.


Mas o estranho para muitos; indiferentes para outros tantos; é sinônimo de vos ativa, de Periferia Viva. Este cidadão do qual vos falo é forte até de mais, passou por barreiras que até então era impossível para um cidadão comum. Com uma vida sofrida como ele mesmo descreve que poeta que é! "Num tempo em que a merenda para alguns era a única refeição, na periferia, “lar” e “casa” eram duas coisas extremamente diferentes, e se nós, os filhos da dor, desenhávamos nosso momento com giz colorido, em casa, muitas famílias escreviam a alegria a lápis, para que ficasse mais fácil para a tristeza apagar" (sic). Fica ai a lição aos intelctuais, politicos, senhores de engenho, que comanda essa nação. Que a vida, o ser humano, tem que ser lapidado, formado ser humano, porque ele não nasce um, mas precisa ser formado, e que quando não se faz tal obrigação, se cria mostros. E poucos como Sergio Vaz, sairão tão bom, de boas intenções, sem nenhuma estrutura ou condição para tal, isso porque, repetindo, se aprende a ser um humano. Uma boa educação, uma casa, e alimentação não pode ser nunca, mas nunca mesmo esquecidas ou levada a brincadeira, pois há diversos Sergio Vaz, que se empenham, mas para vingar, e não será surpresa ser nos seus filhos e netos. Uma coisa, gera outra, causa e efeito, como quiserem. Mas, não vamos mudar o foco, porque a mensagem não é essa. Mas que fiquem avisados!
Ser nomeado uma das 100 pessoas mais influente prova que sempre há uma melhor saída para todos, e que a educação, cultura, liberdade de expressão, que o Sergio deu ha dezenas de pessoas que na Cooperifa vão todas às quartas-feiras, para mostrarem com emoção, satisfação, com o coração, suas poesias, é a vitória que todos eles esperavam, uma maneira de expressarem suas ânsias e angústias para o mundo. Estar entre centenas, é como se fosse cada poeta, que faz a Cooperifa o que ela é hoje. Uma grande família!
Talves Sergio Vaz, fosse até uma persona non grata aos cegos do coração, demagogos de plantão.
Mas é influente sim! E a elite ja percebeu, tarde de mais, mas percebeu, que outros vários Sergio Vaz estão por vir...!
E que venham logo. Povo Lindo, Povo Inteligente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário